Faculdade Católica Rainha do Sertão
Quixadá-CE
Flares Luiz
Braga Ferreira
Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS -
Quixadá – Brasil
Andréa de Freitas Pereira
Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS -
Quixadá - Brasil
José Airton Pontes Júnior
Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS -
Quixadá - Brasil
Orientador - prof.airtonjr@gmail.com
RESUMO
Nos dias atuais,
a prática da Educação Física experimenta mudanças profundas no que se refere à
prática docente. Constatamos várias publicações de trabalhos científicos onde o
foco volta-se para os aspectos educacionais e novas propostas pedagógicas,
tendo como objeto de estudo a cultura corporal. A
preocupação com a formação de recursos humanos na área da atividade física e
envelhecimento já é uma realidade. Nos Cursos de Educação Física das
Universidades brasileiras, públicas e privadas o interesse pelo tema do
envelhecimento tem-se constituído objeto de análise que tem favorecido ás
práticas profissionais, cada vez mais recorrentes. Diversos Cursos de Educação
Física de Universidades brasileiras já incluíram em seus currículos,
disciplinas optativas e/ou obrigatórias que estudam o envelhecimento. Objetivou-se avaliar a percepção dos Gestores e
Professores de Educação Física da FCRS e de Graduados em Educação Física do município
de Quixadá-CE, sobre a importância da inclusão da Disciplina “ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA TERCEIRA
IDADE”, na Matriz Curricular prevista para a formação dos futuros Profissionais
em Educação Física dessa Instituição de Ensino Superior, como um Conteúdo
Curricular (Disciplina específica) optativo e obrigatório dos Cursos de
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, respectivamente,
para com isso ratificarmos o
influente papel do Profissional de Educação Física no processo de envelhecimento
ativo/saudável do ser humano.
Foi utilizada uma
pesquisa transversal/quantitativo/descritiva, que deu origem a um Questionário
Misto, composto por 11 (onze) questões objetivas, aplicado aos Gestores e
Profissionais de Educação Física da FCRS e, á Graduados em Educação Física do
município de Quixadá-CE. Os dados foram analisados por meio de observação
direta e estatística. Concluiu-se que
um Profissional de Educação Física motivado e bem qualificado será de grande
importância para que as consequências biológicas e/ou fisiológicas associadas
ao envelhecimento possam ser detectadas, prevenidas, retardadas e/ou
minimizadas, proporcionando uma longevidade com qualidade de vida e autonomia
funcional para as pessoas que já chegaram na última etapa da vida humana
(velhice).
Palavras-chave:
|
Idoso. Profissional de Educação
Física. Atividade Física Orientada. Conteúdo Curricular Optativo/Obrigatório.
|
1 INTRODUÇÃO
Percebe-se que nos dias atuais a prática da Educação Física
experimenta mudanças profundas, no que se refere á prática docente. Algumas
publicações de trabalhos científicos têm como foco os aspectos educacionais e
novas propostas pedagógicas, tendo como objeto de estudo a cultura corporal.
Porém a história mostra que as coisas nem sempre foram assim. A Educação Física
passou e passa por grandes e constantes modificações há décadas.
Segundo
Meireles (1999, p.88), o processo de envelhecimento começa desde a concepção.
Destarte a velhice é um processo dinâmico e progressivo em que há modificações
tanto morfológicas como funcionais, bioquímicas e psicológicas, que determinam
a progressiva perda da capacidade de adaptação ao meio ambiente, ocasionando
uma maior incidência de processos patológicos. Esse período de vida não é tido
como um como
um estado patológico, e sim, como um fenômeno natural previsto.
Para
Vargas (1992, p.88) “o processo de envelhecimento é universal e individual,
ocorrendo de diversas maneiras e podendo referir-se a um fenômeno fisiológico,
de comportamento social, ou ainda cronológico, isto é, de idade, estado
patológico e como um fenômeno natural previsto”.
A preocupação com
a formação de recursos humanos na área da atividade física e envelhecimento já
é uma realidade. Nos Cursos de Educação Física das Universidades brasileiras,
públicas e privadas, o interesse pelo tema do envelhecimento tem-se constituído
objeto de análise que tem favorecido as práticas profissionais, cada vez mais
recorrentes.
No Brasil ainda não existem normas estabelecidas quanto
aos conteúdos e atividades necessárias aos cursos na área gerontológica. A
formação de recursos humanos na área gerontológica vem se dando formalmente e
informalmente. Formalmente, por meio de cursos de extensão universitária e de
pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Informalmente, por meio
de seminários, congressos, simpósios, cursos de curta duração, entre outros.
(MARTINS DE SÁ, 2002).
As Universidades têm como meta promover novos
conhecimentos evidenciando a tríade ensino, pesquisa e extensão para preparar e
profissionalizar indivíduos para atuarem em diferentes áreas científicas e
humanísticas. A inclusão de disciplinas voltadas ao estudo do processo de
envelhecimento nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, bem
como, o envolvimento dos acadêmicos dos referidos cursos em projetos de
extensão e de pesquisa, auxiliará na formação de profissionais qualificados.
Para avançar no atendimento às necessidade e limitações
do idoso, é interessante que se inclua no curso de Educação Física uma
disciplina que permita ao futuro profissional da área dedicar-se aos estudos
durante a graduação nessa especialidade acadêmica. (ZAWADSKI, A. B. R; VAGETTI,
G. C., 2007, p.101).
Diversos Cursos de
Educação Física de Universidades brasileiras já incluíram em seus currículos,
disciplinas obrigatórias e/ou optativas que estudam o envelhecimento, por
exemplo: Educação Física e Envelhecimento (UFSM), Processo de Envelhecimento e
Educação Física (UNICAMP), Educação Física e Terceira Idade (UFRGS), Envelhecimento,
Atividade Física e Saúde (UFSC), Atividade Física para a Terceira Idade
(Católica da Bahia), Atenção ao Idoso (UNIFOR, optativa nos Cursos de
Licenciatura e Bacharelado), Atividade Física e Envelhecimento (UFC,
obrigatória no Curso de Licenciatura Plena), dentre outras.
Estatísticas anuais da OMS evidenciam que a expectativa
de vida no mundo aumentou em média seis anos, entre 1990 e 2012 e comprovam que
no Brasil, a expectativa de vida é de
68 anos para homens e de 75 anos, para mulheres, enquanto a média mundial de
expectativa de vida para mulheres é de quatro (04) anos a mais que os homens
(2014). De acordo com o último CENSO feito pelo IBGE, existiam em
nosso país 22 milhões de idosos, estimando-se que em 2022, serão 35 milhões
(BRASIL, 2010). O dado preocupante fica por conta de que quase metade da
população idosa sofre de mais de uma doença crônica, como diabetes, hipertensão
ou problemas cardiovasculares, por exemplo.
Dentre os dados de uma pesquisa feita recentemente pelo
Ministério da Saúde brasileiro, está o de que atualmente quarenta e seis por
cento (46%) da população atual brasileira é considerada “sedentária”, gerando
uma preocupação com o envelhecimento e mais precisamente com as condições
funcionais do idoso, o que não é um fenômeno da sociedade contemporânea já que
algumas teorias biológicas e sociais no passado, tentaram conhecer o fenômeno
do envelhecimento e a forma de se chegar à esta fase da vida com a autonomia e
independência preservadas. (BRASIL, 2014).
A
Organização Mundial de Saúde (OMS) define “autonomia funcional” como sendo a
manutenção das funções corporais, que os idosos apresentam para decidir e atuar
em suas vidas, sem problemas e de forma independente, na realização de suas
atividades diárias, tais como: andar, sentar, vestir-se, subir escadas,
agachar, etc, e,
classifica cronologicamente como idoso, pessoas com mais com mais de 60 anos em
países em desenvolvimento (Brasil) e com mais de 65 anos, em países
desenvolvidos. (BRASIL, 2005).
A Lei Federal brasileira Nº 10.741,
de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, em seu Artigo
1º, considera idosos, as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Já para
a Associação Brasileira de Geriatria a pessoa só é considerada de terceira
idade, após os 75 anos.
O idoso, historicamente é visto como um ser humano com
sua capacidade funcional reduzida (LETIERI, 2014), porém diversas pesquisas têm
sido propostas para explicar o processo do envelhecimento que tem como uma das
consequências o aumento gradual de nossas limitações em função da degeneração
orgânica e fisiológica que acomete todos os indivíduos que envelhecem e nesse
contexto surge a atividade física (que embora não represente uma “fonte da
juventude”) como aliada na conquista de um envelhecer com mais saúde e melhor
qualidade de vida. (PONT GEIS, 2003).
A
atividade física, por definição, pode ser considerada qualquer movimento
corporal produzido pela musculatura esquelética que resulte em um aumento do
gasto energético maior que os níveis de repouso, tais como andar, caminhar, lavar
roupa, subir escadas, entre outras. Entretanto, para que os benefícios à saúde sejam alcançados há
necessidade que essa atividade seja realizada de forma sistemática, regular,
gerando estímulo suficiente para melhora do condicionamento cardiovascular.
(MCARDLE, KATCH e KATCH, 2011).
Devemos ter em mente que as
recomendações sobre atividades físicas para os idosos são semelhantes às
recomendadas para adultos sadios, porém com várias diferenças importantes. Por
exemplo, o nível de intensidade do exercício leva em conta o nível de aptidão
aeróbica relativamente mais baixo dos adultos mais velhos. As atividades
recomendadas enfocam a atividade aeróbica de intensidade moderada, os
exercícios para o fortalecimento muscular, para a redução do sedentarismo e para
o controle dos riscos relacionados com o estilo de vida, como também, a
flexibilidade articular e o equilíbrio, com a finalidade de proporcionar-lhe
uma autonomia funcional e reduzir os riscos de queda.
No entanto, apesar dos esforços
não só do Poder Público, mas de outros setores da sociedade, fica a dúvida: o
Profissional de Educação Física atualmente está motivado e
preparado/qualificado para atuar com idosos? Ainda falta muito para isso
acontecer. Não basta ter somente um programa para trabalhar com o idoso, é
preciso se capacitar para atender este público.
Diretrizes e política de formação profissional para o
atendimento do idoso estão previstas na Portaria nº 56, da Secretaria de Ensino
Superior (SESu), do Ministério da Educação (BRASIL, 2004). Da mesma forma, a
Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, Artigo 22, destaca a inclusão
de conteúdos e disciplinas nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino
formal sobre o processo de envelhecimento. (BRASIL, 2003).
Eventos nacionais enfatizam a necessidade de formação de
recursos humanos para atuar com pessoas idosas no Brasil, como exemplo: Fórum
Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de
Ensino Superior; Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Congresso
Nacional da Associação Brasileira de Gerontologia e da Sociedade Brasileira de
Geriatria e Gerontologia; IX SIAFTI; entre outros. (LOPES, 2007).
2
OBJETIVO GERAL
Avaliar a percepção dos
Gestores e Professores de Educação Física da FCRS e de Graduados em Educação
Física do município de Quixadá-CE, sobre a importância da inclusão da Disciplina “ATIVIDADE
FÍSICA E SAÚDE NA TERCEIRA IDADE”, na Matriz Curricular prevista para a
formação dos futuros Profissionais em Educação Física dessa Instituição de
Ensino Superior, como um Conteúdo Curricular (Disciplina específica) optativo e
obrigatório dos Cursos de Graduação de Licenciatura e Bacharelado em Educação
Física, respectivamente, com Estágio Curricular Supervisionado, como já é hoje
a Educação Física nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio.
2.1
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Analisar
de que forma uma Disciplina específica (conteúdo curricular obrigatório) nos
Cursos de Graduação em Educação Física pode contribuir para capacitar/preparar
e motivar os futuros Profissionais de Educação Física para atuar com idosos;
•
Investigar
o papel do Profissional de Educação Física como fator de interferência no
processo de envelhecimento ativo/saudável;
• Mostrar
a contribuição da atividade física orientada e acompanhada por um Profissional
de Educação Física na prevenção e cura de doenças que comprometem a autonomia
do idoso.
3 METODOLOGIA
Foi utilizada
uma Pesquisa “Transversal/Quantitativo/Descritiva”, por meio de um Questionário
Misto, composto por 11 (onze) questões objetivas, aplicado aos Gestores e Profissionais de
Educação Física da FCRS e, á Graduados em Educação Física do município de
Quixadá-CE.
Nossa análise
de dados foi realizada por meio
de observação extensiva direta e estatística. A partir desses levantamentos de dados, investigamos e
ratificamos a importância de um Profissional de Educação Física
qualificado/capacitado e motivado, na orientação e acompanhamento de atividades
físicas para pessoas da “terceira idade”, a fim de proporcionar-lhes uma melhor
qualidade de vida com autonomia funcional e uma longevidade ativa/saudável,
isto, com uma preocupação maior com o
aprofundamento e abrangência da compreensão das ações e relações humanas,
analisando condições, causas e efeitos, visando refletir a totalidade.
Foi
aplicado voluntariamente aos participantes, um Termo de Consentimento Livre e
Esclarecido (TCLE), regulamentado pela Resolução Nº 466, datada de 12/12/2012,
do Conselho Nacional de Saúde.
4
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONTEXTO
DA PRÁTICA DE ENSINO.
GRÁFICO
1 - Dos 25 profissionais (Gestores e Professores de
Educação Física da FCRS e Graduados em Educação Física do Município de
Quixadá-CE) que responderam o Questionário, 16 não fizeram qualquer Disciplina
sobre saúde do idoso e, apenas 09 fizeram Disciplinas sobre envelhecimento.
GRÁFICO
2 - Dos 25 profissionais (Gestores e Professores de
Educação Física da FCRS e Graduados em Educação Física do Município de
Quixadá-CE) que responderam o Questionário, 17 não fizeram Cursos sobre saúde
do idoso e, apenas 08 fizeram Cursos sobre envelhecimento.
GRÁFICO
3 - Sobre a inclusão de uma Disciplina específica
voltada para a saúde do idoso, na Matriz Curricular dos Cursos de Graduação em
Educação Física da FCRS:
·
Optativa na
Licenciatura: 08__________________________32%
·
Obrigatória no
Bacharelado: 09_______________________ 36%
·
Optativa na
Licenciatura e no Bacharelado: 01___________ 04%
·
Obrigatória na
Licenciatura e no Bacharelado: 16 ________ 64%
INTERESSE
DE ATUAÇÃO COM PÚBLICOS.
GRÁFICO 4 - Dos 25
profissionais (Gestores e Professores de Educação Física da FCRS e Graduados em
Educação Física do Município de Quixadá-CE) que responderam o Questionário,
demonstraram interesse de atuar com os seguintes públicos:
·
Com crianças: 14
_______________________________56%
·
Com adolescentes
e/ou jovens: 17 _________________ 68%
·
Com adultos: 16
________________________________64%
·
Com idosos: 21
_________________________________84%
·
Com outros
públicos: 15 __________________________60%
Não queremos aqui tão somente falar somente dos
benefícios da prática regular de atividades físicas orientadas e acompanhadas,
para a “terceira idade”, mas também mostrar que é nessa “etapa” da vida
(velhice) que ocorrem alterações e/ou mudanças nas características físicas,
cognitivas e psicossociais do ser humano, e dentre essas físicas podemos citar
as mudanças nos sistemas e órgãos vitais, no cérebro, nos sentidos e na
sexualidade, mudanças essas, que variam de pessoa para pessoa e que dependem da
hereditariedade, do ambiente em que se vive e do estilo de vida, porém
atualmente existe uma preocupação muito grande no Brasil em preparar os futuros
Profissionais de Educação Física apenas para atuar com os Ensinos Infantil,
Fundamental e Médio, esquecendo-se que o desenvolvimento humano é um processo
contínuo e ininterrupto e que essas crianças, adolescentes, jovens e adultos de
hoje, caso não tenham suas trajetórias cronológicas interrompidas (venham a
morrer, precocemente), um dia também irão envelhecer, pois a “velhice” é a
última etapa do desenvolvimento humano: período pré-natal, primeira infância,
segunda infância, terceira infância, adolescência, vida adulta e velhice.
(SANTOS, 2009).
Temos que lembrar que na “Terceira Idade” tanto
quanto na infância, o ser humano necessita de cuidados e orientações para
hábitos saudáveis de vida, pois na velhice somos mais facilmente acometidos de
incapacidades, fatores de risco, patologias e/ou enfermidades consequentes do
“envelhecimento e do sedentarismo”, tais como: Obesidade, Diabetes,
Hipertensão, Depressão, Alcoolismo, Autoestima baixa, Diminuição ou perda da
libido, Impotência sexual, Sarcopenia, Osteopenia, Osteoporose, Alzheimer,
Problemas socioafetivos (isolamento e exclusão social), perda da autonomia
funcional, dentre outros.
O Profissional de Educação
Física deverá preparar as crianças, adolescentes, jovens e adultos de hoje para
a velhice, para que não envelheçam com a falsa ilusão de que se praticaram
exercícios e/ou atividades físicas no passado, terão uma boa qualidade de vida
no futuro, sem darem continuidade a essas práticas regulares, acreditando que
usufruirão no futuro, dos efeitos e/ou benefícios das práticas passadas, como
também, deverão intervir para garantir uma melhor qualidade de vida para
aquelas pessoas que já chegaram lá (na Terceira Idade), incentivando, motivando
e capacitando em suas Instituições de Ensino Superior os atuais e
principalmente os futuros Profissionais de Educação Física, a se preocupar e se
qualificar para atuar com seres humanos idosos, já que atualmente quase não se
ver no “mercado de trabalho”, profissionais especializados atuando ou se
especializando para atuar nessa faixa etária do desenvolvimento humano.
Entendemos que a inclusão dessa Disciplina
específica na Matriz Curricular de seus Cursos de Graduação (Licenciatura e
Bacharelado) em Educação Física, deveria ser feita pela Faculdade Católica
Rainha do Sertão (FCRS), no último semestre da Graduação, quando os futuros
Profissionais de Educação Física já terão visto as Disciplinas de Psicologia do
Desenvolvimento Humano, Psicologia Aplicada, Fisiologia Humana, Cinesiologia e
Biomecânica, Fisiologia do Exercício, Educação Física nos Ensinos Infantil,
Fundamental e Médio, e, Educação Física para Pessoas Especiais, que juntas irão
lhes capacitar, habilitar e motivar para a atuação nessa última etapa do
desenvolvimento humano.
Por último, baseado no vasto conhecimento que
adquirimos durante esse nosso Curso, gostaríamos de sugerir para compor a
“ementa” dessa Disciplina proposta, alguns conteúdos didáticos que entendemos
ser bastante importantes para os futuros Profissionais de Educação Física, tais
como: Noções de Gerontologia; O que é e
quais os efeitos/consequências do sedentarismo; Quem é considerado velho no
Brasil; Os fatores de risco e as patologias ou enfermidades decorrentes do
sedentarismo, mais comuns na terceira idade; A prevenção e o tratamento dessas
patologias; As atividades e/ou exercícios físicos mais indicados para a
terceira idade; Os benefícios da prática regular de atividades físicas
(orientada e acompanhada por um Profissional de Educação Física) para a
terceira idade, no tocante aos sistemas neuromuscular e cardiovascular e, no
combate à obesidade, hipertensão arterial e a diabetes mellitus; Forças que
atuam sobre o corpo e seus efeitos; Dissipação de forças; Renutrição
articular/calcificação óssea; Atividades lúdicas; Danças variadas; Passeios e
visitas à áreas de lazer; etc.
“Ninguém
envelhece apenas por viver certo número de anos. As pessoas envelhecem por
abandonarem seus ideais. Os anos fazem rugas na pele. Desistir do entusiasmo,
porém, faz rugas na alma”. (Radha Soami).
5
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estudo objetivou
avaliar a percepção dos Gestores e Professores de Educação Física da FCRS e de
Graduados em Educação Física do município de Quixadá-CE, sobre a importância da inclusão da Disciplina “ATIVIDADE
FÍSICA E SAÚDE NA TERCEIRA IDADE”, na Matriz Curricular prevista para a
formação dos futuros Profissionais em Educação Física dessa Instituição de
Ensino Superior, como um Conteúdo Curricular (Disciplina específica) optativo e
obrigatório dos Cursos de Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação
Física, respectivamente, onde constatamos que sessenta e quatro por cento (64%)
dos entrevistados são favoráveis á inclusão “obrigatória” dessa Disciplina, em
ambos os Cursos (na Licenciatura e no Bacharelado).
Atualmente o Brasil já é um país de velhos, o
que evidencia que precisamos urgentemente no mercado de trabalho de muito mais
Profissionais de Educação Física, qualificados, motivados e com habilidades
destinadas a estimular a prática regular de atividades físicas na terceira
idade, visando detectar, prevenir, retardar e até minimizar as consequências
biológicas e/ou fisiológicas associadas ao envelhecimento, proporcionando ao
idoso uma longevidade com qualidade de vida e devolvendo-lhes a condição de
autônomo e ativo perante a sociedade, já que irá devolver-lhes o poder de executar suas atividades básicas e diárias, tais como:
andar, sentar, vestir-se, subir escadas, agachar, etc, isto, sem maiores
problemas e com a autoestima elevada, o que o tornará apto a uma vida
social normal, como as pessoas das demais faixas etárias.
Como não poderia ser diferente, o presente
estudo teve algumas limitações, tais como: O número insignificante de
Instituições de Ensino Superior no Estado do Ceará, que possuem em seus Cursos
de Graduação em Educação Física, uma Disciplina específica voltada para a saúde
do idoso, para que pudéssemos visita-las e colher subsídios para nosso
propósito; Outra limitação foi o pequeno número de Graduados e Pós-graduados em
Educação Física, dentre os entrevistados, que fizeram algum Curso sobre o
envelhecimento humano ou tiveram alguma Disciplina específica em seus Cursos,
voltada para a atenção á pessoa de terceira idade, bem como, que foram
estimulados e motivados a trabalhar com idosos.
Finalmente, de posse de uma visão além do nosso
alcance, alicerçada neste simples e ambicioso “trabalho”, que carece ser
avaliado e lapidado, pretendemos alertar aos Gestores e Professores da
Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), bem como, os futuros Profissionais
de Educação Física da região do Sertão Central do nosso Estado, sobre o fato
iminente de que em 2022 no Brasil existirão
35 milhões de idosos e de que o dado mais preocupante fica por conta, de que
quase metade da população idosa sofre de mais de uma doença crônica, como
diabetes, hipertensão ou problemas cardiovasculares. Diante disso, estamos
convictos que poderemos envolver os acadêmicos dos Cursos de Licenciatura
e Bacharelado em Educação Física da FCRS em projetos de extensão e de pesquisa
sobre “saúde na terceira idade”, auxiliando assim, na formação de profissionais
mais qualificados e aptos a atuar com esse público (idosos).
6 REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Nº 56. Secretaria de Educação Superior
e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Brasília: Ministério da Educação, 25 de novembro de
2004.
BRASIL, Organização Pan-Americana de Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde.
Brasília-DF, 2005.
COSTA, Miriam Dalva Martins dos Santos. Atividade Física como Fator de Influência na Autonomia do Idoso.
Monografia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Juiz de Fora,
2009.
FLOYD, R.T. Manual de
Cinesiologia Estrutural. 16. ed. Baruerí, SP: Manole, 2011.
Lei Federal Nº 10.741, de 1º de
outubro de 2003 (Estatuto do Idoso). Presidência da República. Brasília, 2003.
LETIERI, Rubens Vinícius et al. Efeito do Exercício de Força e Funcional na Autonomia de Idosos de um
Grupo de Convivência - Um Estudo Comparativo. Revista Acta Brasileira do
Movimento Humano - Vol.4, n.4, p.1-16 - Jul/Set., 2014 - ISSN 2238-2259.
LOPES, Marize Amorim et
al. Conhecimento e
Habilidades Necessárias ao Profissional de Educação Física para Atuar com
Idosos. Porto Alegre-RS, 2012.
MARTINS DE SÁ, Jeanete Liasch. A Formação de Recursos Humanos em Gerontologia: fundamentos
epistemológicos e conceituais. In: FREITAS et al Elizabete Viana. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio
de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 1119-134, 2002.
McARDLE, William D., KATCH Frank I.,
KATCH Victor L. Fisiologia do Exercício
- Nutrição, Energia e Desempenho Humano. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan LTDA, 2013.
Resolução Nº 466, datada de 12/12/2012, do
Conselho Nacional de Saúde.
Revista Científica JOPEF Brasil - Vol. 16, Nº 2 - Ano 11 – 2013.
Revista E.F nº 39, do Conselho Federal de Educação Física
(CONFEF) – Março de 2011.
SANTOS, Michelle Steiner dos. Psicologia do Desenvolvimento: Temas e Teorias Contemporâneas. Brasília: Liber Livro, 2009.
SILVA, Emanuela Conceição Azevedo et al. Atividade Física e Capacidade Funcional:
Relação necessária para um envelhecimento saudável. Artigo Científico da
Universidade Gama Filho (UGF) do Rio de Janeiro, 2012.
ANEXO I
Faculdade
Católica Rainha do Sertão
Quixadá-CE
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO – TCLE
(Regulamentado pela Resolução Nº 466, de 12/12/2012, do
Conselho Nacional de Saúde)
Prezado
(a) participante:
Somos estudantes
do Curso de Licenciatura em Educação Física, da
Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS),
deste município de Quixadá-CE. Estamos realizando uma pesquisa sob a orientação
do Professor José Airton Pontes Júnior, cujo objetivo é avaliar a percepção dos Gestores, Docentes e Discentes dos Cursos
de Graduação em Educação Física da FCRS e de Graduados em Educação Física do
município de Quixadá-CE, sobre a importância da inclusão de uma Disciplina
específica voltada para a saúde do Idoso “ATIVIDADE
FÍSICA E SAÚDE NA TERCEIRA IDADE”,
nos Cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física da
FCRS, como um Conteúdo Curricular optativo e obrigatório, respectivamente.
Sua
participação envolve responder um “Questionário”, composto por 11 (onze) questões
objetivas, que será aplicado a Gestores e
Profissionais de Educação Física da FCRS e, á Graduados em Educação Física do
município de Quixadá-CE.
A
participação nesse estudo é voluntária
e se você decidir não participar ou quiser desistir de continuar em qualquer
momento, tem absoluta liberdade de fazê-lo.
Na publicação
dos resultados desta pesquisa, sua identidade será mantida no mais rigoroso
sigilo. Serão omitidas todas as informações que permitam identificá-lo (a).
Mesmo não
tendo benefícios diretos em participar,
indiretamente você estará contribuindo para a compreensão da ideia/proposta
estudada e para a produção de conhecimento científico.
Quaisquer
dúvidas relativas à pesquisa poderão ser esclarecidas pelo pesquisador, através
do fone (88) 99700 2882 ou 99900 3787.
Atenciosamente,
____________________________________________
Flares Luiz Braga Ferreira
Estudante
Matrícula: 2013020479
____________________________________________
Andréa de
Freitas Pereira
Estudante
Matrícula: 2013010090
____________________________________________
Airton
Pontes Júnior
Orientador
Matrícula: FCRS1496
Consinto em participar deste estudo e declaro ter recebido uma cópia
deste termo de consentimento.
____________________________________________
Nome
do Participante
Quixadá-CE, 03 de dezembro de 2015.
ANEXO II
Faculdade
Católica Rainha do Sertão
Quixadá-CE
QUESTIONÁRIO
(Para Gestores e Profissionais de
Educação Física da FCRS e, para Graduados em Educação Física do município de
Quixadá-CE).
OBJETIVO:
|
Subsidiar a fundamentação da minha ”proposta pedagógica”, qual
seja: “ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA TERCEIRA IDADE: UM CONTEÚDO
CURRICULAR OPTATIVO/OBRIGATÓRIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA,
DA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO, DE QUIXADÁ-CE”, que é o Tema do Artigo
Científico que pretendemos apresentar para a conclusão do Curso de
Licenciatura em Educação Física, da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), do município de Quixadá-CE.
|
1) Graduação/Pós-Graduação:______________________________________
A
- CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS
|
2) Sexo:
( ) Masculino
( ) Feminino
3) Idade: ___________ anos
4) Estado civil:
( )
Solteiro(a)
( )
Casado(a)
( )
Separado(a)
( )
Viúvo(a)
B - CONTEXTO DA PRÁTICA DE ENSINO
|
5) Sobre o contexto educacional para pessoas idosas, indique
o seu nível de concordância em relação:
CONTEXTO EDUCACIONAL PARA PESSOAS IDOSAS
|
Discordo plenamente
|
Discordo
|
Concordo
|
Concordo plenamente
|
As Instituições de Ensino Superior
cearenses têm estrutura e “programas pedagógicos” voltados para o idoso.
|
||||
A FCRS tem estrutura pedagógica para
trabalhar com pessoas idosas.
|
||||
Os Professores da FCRS estão preparados à
habilitar futuros Profissionais de Educação Física, para atuarem com pessoas
idosas.
|
||||
É mais fácil lidar com outros públicos, do
que com pessoas idosas.
|
6) Sobre a inclusão de uma Disciplina específica voltada para a
saúde do Idoso, nos Cursos de Graduação em Educação Física da Faculdade
Católica Rainha do Sertão (FCRS), indique o seu nível de concordância em
relação:
TENHO
INTERESSE QUE A DISCIPLINA SEJA...
|
Discordo plenamente
|
Discordo
|
Concordo
|
Concordo plenamente
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...Obrigatória
no Bacharelado
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...Optativa
na Licenciatura
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...Obrigatória
em ambos os Cursos
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...Optativa
em ambos os Cursos
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...Não
tenho interesse
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7) Fez curso(s) sobre envelhecimento?
( ) Sim
( ) Não
8) Fez Disciplinas na Graduação ou Pós-Graduação sobre
envelhecimento?
( ) Sim
( ) Não
C - INTERESSE DE
ATUAÇÃO
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9) Sobre o seu interesse de atuação com pessoas idosas,
indique o seu nível de concordância em relação:
TENHO
INTERESSE EM ATUAR COM...
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Discordo plenamente
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Discordo
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Concordo
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Concordo plenamente
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...crianças
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...adolescentes e/ou jovens
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...adultos
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...idosos
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...outros públicos
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10) Dê sua opinião
sobre quais são as principais dificuldades em atuar com pessoas idosas.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________.
11) Dê sua opinião
sobre quais são as principais vantagens em atuar com pessoas idosas.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________.
Meus parabéns pelo belíssimo trabalho.
ResponderExcluirUma área interessante e promissora.